Minha Especialidade: A cirurgia plástica.
Uma questão de saúde, reparadora, estética?
Nos termos médicos, chamamos CIRURGIA ESTÉTICA “àquela que tem exclusivamente a finalidade de tornar o órgão em questão mais belo”. Já a CIRURGIA REPARADORA seria “a cirurgia que refaz o que está danificado”. Ambas as modalidades melhoram a qualidade de vida do indivíduo.
Deixando tais denominações de lado, como se podem definir os limites entre uma e outra? Como classificar cada necessidade cirúrgica?
A Doutora Debora Galvão procura não restringir seu trabalho a conceitos, pois acredita que, neste caso, a verdade não é universal, é particular; sempre adaptada à realidade de cada um.
A mamoplastia (aumento ou redução de mama) seria puramente um capricho estético, sabendo que influencia diretamente – e muito, na auto-estima da mulher? Está correto afirmar que uma cirurgia para reverter danos causados por queimaduras é somente reparadora? E a cirurgia para corrigir as orelhas ou o nariz? Não poderia ela ser considerada tanto estética quanto reparadora?
Cada necessidade é um convite à reflexão, e o que a Doutora mais preza é a primeira consulta, onde se conversa muito sobre isso.
Busco harmonia e equilíbrio.
Atraves do meu trabalho, tento chegar o mais próximo possível da expectativa do paciente, ressalta a Doutora.