Durma bem para viver mais!
É comum as pessoas dizerem que estão bêbadas de sono.
Ter sono de qualidade é tão importante para o organismo quanto ter uma alimentação saudável ou praticar exercícios físicos.
O sono restaura nossas energias para o dia porque é durante a noite que as células se renovam, descansam, se reorganizam, efetuam reparos e reequilibram os estragos do dia.
Cada pessoa tem um ritmo biológico diferente. A média de sono é entre 6 a 9 horas diárias.
O que você pode fazer? … Segundo pesquisas recentes, o “cochilo energético”, uma soneca de 20 minutos durante a tarde, evita problemas ligados ao déficit cumulativo de sono.
Para saber se a quantidade de sono é boa, basta prestar atenção se você acorda bem, rende o dia todo e produz de forma adequada. Claro que existem outras variáveis,mas vale prestar atenção a esses detalhes.
RELÓGIO ANSIOSO
Esconda o rádio-relógio. Ficar olhando as horas pode aumentar a ansiedade.
ESTIMULANTES
Evite o uso de substâncias estimulantes como cafeína (café, chá preto, mate ou refrigerante) e nicotina à noite. Não beba muito líquido antes de dormir para não provocar necessidade de ir ao banheiro durante a noite.
BEBIDAS ALCOÓLICAS
Não tome bebidas alcoólicas antes de dormir. O álcool tem um efeito inicial sedativo, mas, na fase de eliminação, ativa o sistema nervoso e prejudica a qualidade do sono.
COMIDAS LEVES Evite refeições pesadas até três horas antes de dormir, mas não durma de barriga vazia, prefira alimentos leves, de fácil digestão.
NÃO COCHILE Se você tem insônia crônica (mais de um mês com dificuldades para dormir), procure evitar cochilos durante o dia. Se precisar dormir, não passe de meia hora.
NÃO ENROLE
O quarto deve estar associado a um adormecer rápido. Se não conseguir pegar no sono, saia do quarto e só volte quando for dormir. Não adianta ficar enrolando na cama.
CAMA SÓ PARA DORMIR Condicione-se a usar a cama apenas para dormir ou fazer sexo. Para quem tem insônia, assistira programas da TV, ler, comer ou escrever na cama pode aumentar o estado de concentração na atividade e atrapalhar o sono.
BLECAUTE
Durma em um quarto sem vestígios de luz, a claridade inibe a produção de melatonina (hormônio regulador do sono).
EXERCÍCIOS
Uma rotina de exercícios aumenta a necessidade de sono, aliviando a insônia. Porém não devem ser praticados antes de dormir, pois liberam substâncias estimulantes.
PROBLEMAS, SÓ AMANHÃ
Não leve os problemas do dia a dia para a cama. Se quiser, anote suas preocupações para pensar sobre elas no dia seguinte.
NEM QUENTE NEM FRIO
Banhos quentes ou frios antes de dormir não são recomendados, pois alteram a temperatura do corpo, fazendo com que ele trabalhe mais para estabilizá-la. O ideal é tomar um banho morno.
Deixe uma resposta